Preparação do aquário: O aquário de reprodução pode ser pequeno(no mínimo 8 litros) ou pode ser grande, eu aconselho usar um de 20 litros(40x15x20), quanto mais espaçoso for o aquário melhor é, porque a fêmea poderá fugir de forma mais fácil do macho e quando os alevinos nascerem vão ter mais oxigênio na água. O aquário deve ficar com o nível da água no máximo de 12cm, eu aconselho 8cm, isso para não causar uma pressão muito forte nos alevinos quando nascerem, e facilitar o trabalho do macho para pegar os ovos. A temperatura ideal é 27 graus e a temperatura mínima para reprodução é de 24 graus. Deve se instalar uma lâmpada de 15 watts para iluminar o aquário durante 24 horas. Para servir de apoio ao ninho pode ser usar plantas flutuantes ou um tronco desidratado, eu aconselho o tronco, deixe o tronco com uma ponta pra fora d’água, se não ele vai ser inútil no aquário. Na água do aquário de reprodução, pingue uma gota de fungicida ou parasiticida(é bom evitar fungos nos ovos).

Colocação do macho no aquário: Ponha um macho adulto(mais de 5 meses de idade), que seja maior do que a fêmea que você colocará no aquário, isso é muito importante, se fêmea for do mesmo tamanho ou até maior que o macho o abraço “nupcial” pode ser impossível de acontecer. O macho deve ser bonito, com nadadeiras formadas, de preferência a machos que sempre constroem ninho de bolhas no seu aquário individual, pois esse já tem um instinto reprodutivo avançado


Colocação da fêmea no aquário de reprodução: Corte na metade uma garrafa de dois litros descartável transparente, as garrafas tradicionais de Coca, lave bem, enche de água até o nível de água que o aquário de reprodução estiver, ou seja se estiver em 8 cm, encha até 8cm a garrafa, para ter o peso ideal de equilíbrio dentro da água e na visão ideal do macho. Ponha a fêmea(ovada, repare se ela esta com o ovopositor a vista e com listras na vertical) nessa garrafa e logo após ponha a garrafa no aquário de reprodução, ponha de um jeito que não fique encostado nas paredes do aquário, para evitar que ele construa o ninho grudado com a garrafa, que seria ruim, pois seria muito vulnerável a movimentos.


O namoro: O macho vai abrir suas belas nadadeiras e opérculos quando vê a fêmea na garrafa, a fêmea vai ficar com uma cor mais acentuada e agitada, então vai passar umas 2 horas e o macho começará a construir o ninho, se dentro de duas horas ele não construir o ninho, junte o macho e a fêmea no aquário durante 15 minutos e separe novamente, só para excitar mais o macho e ele ter mais ânimo para construir o ninho, mas se mesmo assim ele não construir o ninho, pegue com uma colher o ninho de outro Betta, não importa se for pequeno, o macho só de olhar um pedaço de ninho vai dar inicio a construção

Acasalamento: Depois de 24 horas de namoro e construção do ninho, junte os dois, o macho vai persegui-la e as vezes até dando uns “safanõezinhos”( tem caso que a fêmea persegue o macho), ao passar de 12 a 24 horas, o macho vai conduzir a fêmea pra baixo do ninho, onde dará ínico ao abraço nupcial, no começo a fêmea nem expele ovos, depois do segundo e terceiro abraço começa a vir poucos ovos, depois de meia-hora de abraços, sai mais de 20 ovos por abraço, o total de uma desova em média é de 250-500 ovos(óvulos). Ao mesmo tempo que os ovos são expelidos o macho solta os espermas para fecunda-los, e logo após colocar os ovos no ninho(muitas fêmeas ajudam o macho nessa tarefa). Quando você reparar que a fêmea não desova mais, tire ela, pois o macho vai ataca-la até mata-la, pois ela é um intruso na visão do macho


Eclosão dos ovos: Durante 24 a 48 horas o macho ficará vigiando o aquário inteiro para ver se nenhum “intruso” esta por perto para comer os ovos de sua ninhada, ele vai tratar os ovos com muito carinho, após 24 ou 48 horas(depende da temperatura, quando mais alta, menos o tempo de eclosão), os ovos vão eclodir, deles saíram os alevinos com seus sacos vitelinos, onde vai fornecer alimento a eles durante dois dias após o nascimento, eles vão ficar na horizontal, quando eles nadarem na vertical, retire o macho do aquário, pois não terá mais utilidade e pode acontecer do macho comer os seus próprios filhotes depois de 4 dias pós eclosão.

Desenvolvimento e engorda dos alevinos

Os alevinos são muito pequenos, precisam de alimentos muito pequenos também, depois do segundo dia de nascimento aconselho dar infusórios, depois do 5º dias de vida dê artêmia salinas recém eclodidas(compre os ovos desidratados em uma loja de aquarismo), com artêmias salinas recém eclodidas os filhotes vão crescer rapidamente, pela quantidade de proteínas que tem no organismo das artêmias, quando os alevinos já tiverem 2 semanas de vida, comece a fazer trocas de água(atenção, deixe a água descansar por um dia para ter certeza que esta sem cloro, e certifique se a temperatura esta igual), precisa trocar no mínimo 20% e no máximo 70% da água, repondo por água nova, é preciso fazer essas trocas d’água, porque cada alevino no aquário vai soltar hormônios, que impedirá que seus irmãos desenvolvam de forma rápida, portanto, quanto mais trocas de água você fizer no período de 2 semanas até 1 mês de vida, mais rápido os alevinos vão crescer. Quando seus filhotes atingirem 5 meses pode reproduzir eles, mas atenção, nunca reproduza Bettas parentes, como: irmãos, pais, e etc, pois o o código genético pode sofrer muitas avariastes por serem parecidos dando conseqüência em muita morte de alevinos e alevinos mau desenvolvidos.

Alimentação dos alevinos

Até o terceiro dia de nascidos não deverá ser ministrado qualquer tipo de alimento, pois eles estarão se nutrindo do próprio saco vitelino,

- a partir do quarto dia de nascidos – poderá ser fornecido náuplios de artêmia salina recém eclodidos e microvermes; Deverão ser ministrada no mínimo três refeições ao dia.

- a partir do décimo quinto dia de nascidos – poderá ser acrescentado ao menu anterior enquitréias. Neste período se sugere cinco a seis refeições diárias.

- a partir do trigésimo dia de nascidos – a partir desta data os bettinhas poderão receber artêmia adulta, enquitréias, raspas de coração de boi, patês e as rações flocadas e peletizadas, industrializadas, que deverão ser incluídos no cardápio gradativamente.

Importante: a excelência da alimentação nos primeiros trinta dias irá influenciar diretamente na performance do beta, por isso é que insistimos em “muitas refeições diárias sempre em pequenas quantidades”. Deve-se reparar na barriga do peixe, ela deve ficar “ bem cheia, parecendo uma bolinha”.

Observação importante: Embora a maioria dos artigos sobre a alimentação de alevinos recomende como a primeira refeição os infusórios – eu não os recomendo e teço os seguintes comentários:

- muitos aquariofilistas preparam uma infusão de água com alface, nabo, esterco, etc, que exalam mal cheiro e que geralmente não contém nenhum organismo vivo e tem a tendência à “arrebentar” os parâmetros físico-químicos e biológicos da água, matando os alevinos. Esta infusão – mal cheirosa – aumenta, também, o teor de amônia, bem como aquela película que ocorre sobre a lâmina d’água, que prejudica a subida do alevino para respirar.

A colocação de plantas no aquário de reprodução, para proteção da fêmea, irá proporcionar uma quantidade de microorganismos suficiente para suprir aqueles alevinos que já tiverem absorvido seus sacos vitelinos até o terceiro dia e, no quarto dia, eles já comerão microvermes e nauplios de artêmia salina recém eclodidas.


Separação dos filhotes machos

A partir de dois meses de nascidos os machos mais desenvolvidos começarão a diferenciar-se dos demais pelo aparecimento de cores em seu corpo e o desenvolvimento das principais nadadeiras, principalmente a caudal e a anal sendo que está ultima é mais pontiaguda.

Os machos também têm o corpo mais alongado do que o das fêmeas.
Neste período eles começarão a mostrar sua agressividade, através de pequenas pelejas; ficam frente a frente, abrem os opérculos e se colocam em posição de combate.

A partir desta fase o criador deverá ficar atento porque eles vão se morder e rasgar as nadadeiras uns dos outros, então será conveniente separá-los em recipientes individuais

Espero ter ajudado a seu betta ter um acasalamento perfeito.

77 Respostas to “Como acasalar o seu Peixe Betta”

  1. maria Says:

    que legal varios peixinhos bonitinhos mas e uma coisa muito especial,os filhotinhos são coisas de Deus.

  2. Gianluca Lovato Says:

    Ola
    Tenho um casal de Bettas vivendo no mesmo aquario (20l), porem eles estao separados por uma redinha de tule, que mandei fazer.
    A femea esta com todas as caracteristicas de que esta pronta para acasalar. Porem, tenho um pouco de receio de juntar os dois e eles se “matarem”.
    Ela é ligeiramente menor que ele, os 2 estam muito ativos, a agua e muito boa, coloquei um filtro externo de 300l/h alem do biologico e troco 25% da agua toda semana.
    Ja li na sua webpage, tds os preparativos para o acasalamento, porem nao encontro na minha cidade ovos de artemia e nem outros parasitas. Como faço para fornecer alimento aos alevinos? Ahh, tambem tenho dado pedacinhos de carne para os 2, alternando com a racao de bolinhas, posso continuar?
    Obrigado!

    • freter Says:

      Eu começei a estudar sobre os bettas recentemente então eu não sei oque você deve fazer.Sinto muito

    • freter Says:

      no orkut por exemplo as pessoas vendem alimentos vivos eu acho que o coreio é 9 reais somando com a comida eu aj vi alimento vivo por 10 reais mais o certo seria artemias salinas

    • leonardo Says:

      vc pode até soltar eles, mas quando ele (o macho) começar a brigar com ela vc separa. a também se ele perseguir ela ou ela perseguir ele e depois pararem vc deixa no dia seguinte ele lhe dará o abraço “nupcial” nela. vlw.

    • Li Says:

      Bem, para os alevinos, ouvi dizer que tem que dar artemia, aqueles crustaceos superminis.

      Espero ter ajudado, bjsss.

    • gabiy Says:

      pode colocar siim vai na fé tenho certeza que chegou a hora deles!!Boa sorte!!

  3. ana raquel Says:

    eu tenho um casal de betas mas ele anda sempre correndo atrás dela não sei se ele a quer matar! o que faço?

    • freter Says:

      vc numca pode ter 2 bettas no mesmo aquario sem preparação para o acasalamento e talves o betta macho num aceite a femea.Compre um aquario para a sua femea ou pra seu macho e não deixe eles pertos um do outro senão eles vão se gostar e vão querer acasalar e ai eles num vão comer em quando eles num acasalarem…Eles são teimosos rsrs…

    • stephani Says:

      se estiver com bolinhas no aquario é pq quer acasalar mas se nao retiria pois quer mata-la sim
      !

  4. marilia de fatima rocha Says:

    por favor mande no meu e-mail como posso acasalar meu beta pois a letra desse site esta muito ruim obrigada.

  5. samuel Says:

    eu adorei ese site mas estou com medo ainda so tenho um macho vou comprar afemea ainda e se ele nao gostar dela eu sou um meino de 14 anos moro com minha vooo e tbm queria saber se o aguario fede muito nessa epoca de acasalamento

  6. marcio Says:

    achei otimo,muito bom

  7. Luiz Maia Says:

    Olá, vi em alguns vídeos que o peixe betta fêmea, não apresentava cor escura! Tenho um peixe betta fêmea, está apresentando abdome avantajado, mas não possui listras! Ela deve está no ciu? Aguardo Resposta.

    • freter Says:

      Bom pelo que eu sei as bettas femeas não ficam no cio e sim os machos os machos fazem o ninho e ai você coloca ele perto da femea(não no mesmo aquario) pra ver se eles se gostam se eles se “namorarem” você pode colocar ele com ela mais presisa seguir tudo que eu postei nessa pagina

  8. Luiz Maia Says:

    Ok, esse namoro que você diz!!! Ele bate na fêmea? Muito??? Tenho uma fêmea aqui, ela muda de cor quando ver o macho, apresenta as listras, mas não tem a barriga volumosa! A outra tem a barriga, mas não apresenta listras!! ^^ quando ponho as fêmeas juntas elas ficam se armando e dançando lado à lado! xD o macho espanca elas tenho medo de deixar e ele matar! Seguir tudo como vc falou, mas eles brigam sempre :S, essa briga demora qt tempo?

    • freter Says:

      Bom eu não recomendo de jeito nenhum deixar as duas femeas juntas uma vês eu coloquei 2 femeas juntas elas brigaram e uma matou a outra e a outra ficou doente e morreu .-. mas o macho fes o ninho(soutou bolinhas no alto do aquario?)

  9. ivan Says:

    essa briga deles é normal Luiz maia é porque ele fas de tudo pára levar a sua femea para debaixo do ninho

  10. Filipe Says:

    Comecei hoje a seguir o seu passo-a-passo, e ate agora esta dando tudo certo, ele ve a femea e faz bolhas, meu aquario é separado por um vidro, ele nunca tinha visto ela, eu deixava ele com outro beta (menorzinho / separados pelo vidro). Ela esta pronta, e ele fazendo seu ninho, vamos ver se ocorre o acasalamento…
    Devo deixar eles separados por um dia né?
    ai eu juntos eles, e os deixo la ate o fim do acasalamento!!??

  11. Luiz Maia Says:

    Olha, tem possibilidade de o macho comer os ovos? Enquanto ele está cuidando do ninho?


  12. tenho um casa de bettas fis o que vc mandou,o macho contrui um pouco do ninho mais sem querer eu estorei ai quando botei a femea junto com ele e ficou extressado e começou a bater nela ai eu separei
    pergunta:SERA QUE ELE CONTROI DE NOVO?

  13. wolf Says:

    eu achei bom eu tenho uma beta femea

  14. joão paulo Says:

    isso me ajudou muito pois ñ sabia o que fazer
    coloquei meu macho para acasalar com uma femea
    não preparada e ela distruiu as nadadeiras dele.
    MUITO OBRIGADO!!!!!!!!!!

  15. Melissa Says:

    Adorei!!!!então quer dizer que a minha professora de ciêcias me encinou errado.vou dizer como é que se faz para ela.;p

  16. Mayra Says:

    ola …. acabei de ganhar um beta femea ….queria saber se posso deixala com um macho ??espero sua resposta !!!!

  17. Rebeca Says:

    Adorei este site e acho que vai me ajudar mjito na reprodução dos ovinho dos meus bettas. Grata Rebeca

  18. Rebeca Says:

    Adorei este site e acho que vai me ajudar muito com a reprodução dos ovinhos dos meus bettas. Grata Rebeca!!!

  19. paulo Says:

    me responda por favor meu peixe betta é muito bonito eu botei uma femea para ele acasalar mais ele arratou ela toda por que?

  20. frncinalda Says:

    como acasalar meu peixe betta ela tem uma listra proximo a cabeça e a barriga dela está bem avantajada ela fica fugindo dele ele faz muita bolinhas o que eu faço

    • freter Says:

      eu não sei pelo oque eu entendo ele está querendo acasalar pois ele feis as bolinhas(ninho) talvez tenha que tentar com outra femêa

  21. paulo Says:

    valeu foi com esse cite que eu consegui que meu peixe betta acasale valeu

  22. Pedro Says:

    ae cara mt obrigado ja consegui dois acasalamentos e eustou mt feliz obrigado

    • freter Says:

      De Nada é eu quem devo agradecer a você por visitar meu blog xD se você quiser você pode mandar uma foto dos seus bettas que eu coloco no meu blog na pagina “O seu betta”.

  23. davyd Says:

    estou com uma duvida,tenho um casal de betta pronto para acazalar, quando os alevinhos nascer o aquario precisara de um bomba de oxigenio
    sim ou nao

  24. Andre Says:

    Olá!eu tenho 2 aquários um deles tem 1 litro,e o outro tem 2 litros tem como eu fazer o acasalamentos dos peixes em um deles!muito obrigado espero respostas….
    Qualquer coisa fazerei outras perguntas!!!!

    • freter Says:

      olha lá no post que ta escrito o tamanho adequado presisa ser aquele aquario se for outro não terá progresso o acasalamento

  25. hortencio furtado Says:

    show de bola a materia de vcs gostei eu queria que vcs me addd no msn pra ter contato vlw vou ta a guardando

  26. freter Says:

    De certo ele é filhote os machos só fazem ninho quando ficam na fase adulta

  27. freter Says:

    De certo ele é filhote os machos só fazem ninho quando ficam na fase adulta.

  28. rafael Says:

    gostei muito da ajuda obrigado blz.
    eu tenho duas femea e um macho.

  29. thainabsilva Says:

    Oi meu nome e Thainá queria saber se da pra um casal de beta se acasalarem em um aquario pequeno, por que o macho começou a soltar bolinhas …

  30. stephani Says:

    ola bom eu queria saber como acho os micro-vermes e nauplios de artêmia salina recém eclodidas para os alevinos onde posso encontrar ? sou de MT vg!
    e por volta de quantos alevinos nascem porque se vor mais de 20 alevinos vou ter que ter 20 recipientes(ou aquarios) quando adultos e nao quero vende-los ou doa-los!
    bjussss
    me responda!

    • freter Says:

      Vá em lojas de aquarismo, normalmente bettas tem em lojas de agricola, na loja de aquarismo pode nem ter bettas mas com certeza terá artemia salinas

  31. carlos Says:

    obrigada (o) me ajudou muito

  32. livia Says:

    tenho um betta de dois meses,ele é muito lindo das cores,lilas,amarelo,preto e azul claro,estou pensando em comprar uma femea p/ acasalar,mas acho q ele ainda é muito novo,e nao sei bem se é uma boa ideia reproduzilo,eles só se reproduzem em tempo de chuva não é???
    ele é um belo betta,-Double tail DT (cauda dupla): Esta cauda podemos dizer que esta na origem de todos os diferentes tipos de caudas que hoje conhecemos. tem a característica de possuir uma cauda dividida em duas partes, regra geral a sua divisão é homogénea e existindo tanto curtas como longas, há alguns casos com caudas de lados diferentes tanto no tamanho no comprimento como na largura, sendo estes também considerados de dupla cauda.
    procuro uma femea com as mesmas caracteristicas.


  33. oi,
    eu tenho um beta macho e ele faz um monte de bolinhas no aquarios . Andei pesquisando e ele esta no cio entaum comprei uma beta femea para ele.
    So que eu nao li esta pagina antes e eu coloquei eles juntos, ela ficou toda espetada e ele se exibindo para ela todo bonitao.
    fiz errado ????
    ela gostou dele poie ele gostou muito dela ele nem bateu nela .

  34. alan Says:

    para q a femea dezove e preciso um aquario sem pedras ?


  35. gente eu tenho 2 femeas e 2 machos um macho esta vijiando os ovos e uma femea e o outro macho estao se conhecendo no mesmo aquario uma fica sosinha por ser brava e carnivora bjs


  36. eu gosto muito de peixes bettas por sren bonitos fortes .Senpre acasalei meus machos com as minhas femeas

  37. lukinhas Says:

    vcs fizeraão uma coisa super legal vcs fizerão a vida eo reconhecimento dos bettas…

  38. RAFAEL Says:

    Minha femea está dentro de um copo de cristal dentro do aquario do macho… ela esta com a barriga inchada, e o macho fez o ninho tbm mais é muito pequeno, espero que ele almente esse ninho.. tenho 5 bettas femeas e 3 machos, vou ver o que vai dar, e posto aqui… abrç!

  39. Lorhan Morelato de Moraes Says:

    Eu posso usar um aquario de 7litros e meio, vpara que eles se reproduzam ou tem de ser mesmo 7?


  40. eu tenho uns 13a 15 filhotes de bettas eu tenho 2 machos adulto e 1 femea o macho a dulto mais experiente tems as memas cores que a femea azul verde-agua vermelho roxo e vinho e preto e um e branco e amarelo e branco ai eu separei o casal das mesma cores e puis com o amarelo ain ela mordeu nele sai sangue separei e depois puis ela no copo dentro do aquaria faz 3m que eu tenho o pais ca mae dos elevinos e o amarelo 2d


  41. eu sou o lucas silva tenho um casal de bettas o meu macho faz o processo e depois come os ovulos…

  42. brenda Says:

    eu viz sabado oque estava escrito meu peixe macho fez o ninho terça -feira dia 08/11/11 e minha peixe femea tambem fez no dia que ele fez ele esta num pote e ela em outro pote

  43. julio cesar oliveira Says:

    meu caro amigo , muito obrigado pela dica assim que acasalar os meus lhe envio uma foto , abraçao.

  44. deyvid Says:

    tenho um casal de bettas fiz tudo oque mandou e estou esperando anciosamente

  45. **** Says:

    Muito bom! Ajudou muito. Obrigada!

  46. Nayara Says:

    gente meu betta macho não faz nada com ela dentro do arquario oq isso significa ?

  47. Vivianny Says:

    Eu tenho dois bettas as vezes encosto o aquario deles pra ver a reação dele e dela ele ja fica em posição de briga e ela nem liga !acho que ele não gostou dela oque eu faço me ajude por favor !

    • freter Says:

      Talvez ela não gostou dele, ou o aquario tem reflexos que não deixam ela ver ele, um peixe meu não ve o outro por causa do espelho que tem no aquario.

  48. Andressa ;D Says:

    Tenho um peixe bettta femea , ela é meia esverdeada , come no minimo uma ração por dia , e no maximo tres rações ,e as vezez quatro ou cinco , mais ou menos porai .
    Gostei muito do seus aconsselhos e etc , mais tenho um certo medo deh dar errado, para mim pelomenoz , e osh peixes morrerem , e etc …
    Meu peixe é muito agitado , saudavel , brincalhão , isso é bom , mais jah observei ela , e reparei que ela solta ash vezez bolinhas transparentes no aquario , que fica em cima . Pelo oq eu li , é como se foce uma reprodução jah ?
    a gosaria de fazer outra pergunta , jah reparei que ela as vezez bate com tudo no vidro do aoquario as vezez fico assustada eu e minha familia . gostaria de saber seh issso érh normal . obrigada , Fica com Deus voce e sua familia sempre !

    • freter Says:

      Pelo oque parece ela está preparada pra acasalar, os meus peixes também batem a cabeça no aquario e ficam muito agitados, o mais velho ja ficou em panico varias vezes, ele ja ficou paradinho no fundo do aquario, mas ele está bem até hoje.

  49. sarah Says:

    eu adorei esse site,tem muitas coisas que eu queria saber e o site tinha tudo

  50. leonardo Says:

    o meu macho tem um comportamento calmo ele nao persegue a femea ela ja esta pronta mas o macho nao constori o ninho e nao fais nada oq eu faso para acasalar os 2

    • freter Says:

      Talvez ele não é adulto ainda, os bettas machos sempre fazem os seus ninhos em alguma epoca do ano naturalmente, mas talvez o seu não faça porque ele tem algum problema, o melhor é você ir na loja onde comprou ele e pedir o ninho de outro beta, assim ele se insentiva e começa a fazer o seu ninho na continuidade do outro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: